Dia das Mulheres – Homenagem

Homenagem ao Dia das Mulheres: 08 de Março

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada e Sul Fluminense, neste mês em se comemora o Dia Internacional das Mulheres, mostra as história de duas mulheres, dentre muitas outras, que mostram garra e determinação quando o assunto é solidariedade e atenção social. Vejamos as iniciativas que ambas tiveram em cidades distintas, mas com a atenção voltada ao desenvolvimento, educação e bem estar das crianças:

Idalina Quintella Bottari
Diretora Presidente do Centro Social São Vicente – Patronato

Idalina

No ano de 2000 D. Idalina foi convidada a participar da Diretoria do Patronato, foi quando propôs mudanças no Estatuto da entidade que se modernizou, possibilitando uma abertura para que a sociedade iguaçuana pode ajudar efetivamente.

Fonte:http://novaiguassuonline.com.br/os-60-anos-do-patronato-de…/
Tivemos então a primeira participação desta generosa sociedade iguaçuana, que fez e faz esta instituição funcionar e ser um local de gente feliz.
Fomos convidada a montar um serviço de apoio a mulher, Formamos então, a ONG que levou o nome de GAME ( Grupo de Apoio à Mulher por Excelência). Foi através deste grupo que convidamos então, os arquitetos e engenheiros da cidade a formar o que chamamos de “Filantropcor”, em alusão à CASACOR, que iniciava-se nesta ocasião.
O Centro Social São Vicente realiza a tradicional festa do Arraiá d’Ajuda , segundo ela –
“Esta tradicional festa conquistou o coração dos moradores do município e acalenta o coraçãozinho de centenas de crianças da nossa instituição. Nossa missão é ser um centro de referência em educação, cultura e ação social, promovendo os valores éticos e o desenvolvimento integral de seus atendidos”.
Fonte:https://revistainfoco.com.br/…/shopping-nova-iguacu-abre-a…/

Maria Angélica de Jesus
GTA Grupo Tia Angélica

angelica

Nos anos 80, Tia Angélica, como é carinhosamente chamada, vendo que seus muitos afilhados não tinham condições ter festas como as outras crianças, devido a dificuldade financeira de suas famílias, começou a angariar doações para que tanto seus afilhados como as outras crianças da região pudessem ter essa alegria nos dias festivos, como Dia das Crianças e Natal. Deste movimento nasceu o GTA que conta com parceiros e faz a alegria da criançada da região.
“Para organizar brincadeiras, prenda e festividades para as crianças moradoras do bairro Parque Paulista – Duque de Caxias – RJ, próxima a casa da Tia Angélica.”
Fonte:https://grupotiaangelica.wordpress.com/sobre/
“Moradora há mais de 40 anos no Bairro, Maria Angélica de Jesus, (Tia Angélica) perseverante e incansável, é do tipo que faz a diferença e pratica ações sociais desde o início da década de 80. Um exemplo vivo e atuante de que no país das desigualdades extremas, a cidadania plena pode ser possível. Seu sonho, concluir as obras da biblioteca e ampliar os cursos grátis para a comunidade, que possa ajudar a tirar das ruas uma galera que vive vulnerável ao caminho socialmente indesejado..”